Projetos Salinas Calombolo e Alexandre’s House
A província de Benguela vai ter a primeira fábrica de soda cáustica e hipoclorito de cálcio. Este empreendimento resulta das assinaturas dos contratos de repasse dos projetos Salinas Calombolo e Alexandre’s House, a serem feitas pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), e que pretendem impulsionar o sector industrial e pesqueiro em Angola.
FICHA TÉCNICA:
Nome da Obra: Projetos Salinas Calombolo e Alexandre’s House
Localização da Obra: Província de Benguela
Descrição do que é e do que se pretende atingir: Esta será a primeira fábrica deste tipo de produtos em território angolano, incluído no projeto Salinas e Alexandre’s House, cuja assinatura dos contratos, no âmbito da linha de crédito do Deustche Bank, ocorreu em Luanda, no passado dia 8 de janeiro, nas instalações do BDA.
o projeto Salinas Calombolo vai estabelecer uma fábrica de Soda Cáustica e Hipoclorito de Cálcio em Benguela. Será a primeira fábrica deste tipo de produtos, em território angolano, e contribuirá para a melhoria da saúde pública, salubridade e indústria, especialmente no tratamento de água e desinfeção de superfícies. Calombolo ocupa aproximadamente 5.000 m2 e tem uma capacidade de produção de químicos de alta qualidade, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional e redução do défice da balança comercial.
Por seu lado, o projeto Alexandre’s House está focado no fornecimento e montagem de um entreposto para recepção, congelação e processamento de pescado no município da Baia Farta.
Este projeto prevê a criação de 203 empregos diretos e permanentes, impulsionando não apenas o sector pesqueiro, mas também a economia regional.
Custo da obra: 24 milhões de euros e 47 milhões de euros respetivamente.
Empreiteiro: Grupo AA – Adérito Areias
Financiamento: Linda de crédito do Deutsche Bank
Fotografias e Vídeos