Projeto Siderúrgico de Cassinga

As obras de construção da central de processamento de ferro bruto do projeto siderúrgico de Cassinga, situado no município da Jamba, vai arrancar em breve num investimento da empresa turca Tosyali Angola, que devem durar cerca de 20 meses.

FICHA TÉCNICA:

Nome da Obra: Projeto Siderúrgico de Cassinga

Localização da Obra: Cateruca, município da Jamba, província da Huíla

Descrição do que é e do que se pretende atingir: Quando concluída terá a capacidade de processar um milhão e 700 mil toneladas de ferro/ano. O ferro depois será transportado através do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) para o terminal mineraleiro de Sacomar, na província do Namibe, de onde sairá para o exterior.

As obras vão arrancar este ano e numa primeira fase serão criados 4.000 postos de trabalho, número que será duplicado com a etapa de exploração.

Este projeto foi conhecendo vários contratempos, pois os trabalhos de exploração experimental tinham começado em 2013, através da empresa AEMR, mas não houve desenvolvimentos devido a dificuldades financeiras.

Através deste projeto, outras infra-estruturas poderão ser impulsionadas e promover o desenvolvimento deste região, que vão desde o sector elétrico ao dos transportes, como o Caminho de Ferro de Moçâmedes e o porto comercial do Namibe.

Custo da obra: Não divulgado

Empreiteiro: Empresa turca Tosyali Angola

3+0

Fotografias e Vídeos