Sistema de drenagem e expansão da rede de abastecimento – Sumbe
As obras do projeto de drenagem de águas residuais e expansão da rede de abastecimento na cidade de Sumbe, localizada na província do Cuanza-Sul, beneficiarão cerca de 35 mil habitantes da cidade e estão programadas para serem concluídas no primeiro trimestre do próximo ano.
FICHA TÉCNICA:
Nome da Obra: Sistema de drenagem das águas residuais e expansão da rede de abastecimento
Localização da Obra: Cidade do Sumbe, Província do Cuanza-Sul
Descrição do que é e do que se pretende atingir: O projeto consiste na instalação de redes de esgoto numa extensão de 37 kms. Atualmente, a execução física das obras está em torno de 96%, enquanto a execução financeira atinge 85%. Os trabalhos estão na fase final, com a montagem e início dos testes dos equipamentos da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) previstos para dezembro do corrente ano.
Este empreendimento representa um avanço significativo para as comunidades locais, ao permitir a distribuição de água tratada para milhares de famílias a partir da rede domiciliar. Além disso, este projeto é crucial no combate às doenças provenientes da contaminação das águas subterrâneas. A execução física do projeto tem recebido o apoio institucional das autoridades locais, que se comprometem com a conclusão das obras.
As obras são coordenadas pelo Ministério responsável e financiadas pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Com a finalização do projeto, espera-se não apenas a melhoria da infraestrutura de drenagem de águas residuais e expansão da rede de abastecimento, mas também impactos positivos na saúde pública e qualidade de vida da população local.
Custo da obra: 20 milhões de dólares
Empreiteiro: Empreitada subordinada ao Ministério da Energia e Águas
Fotografias e Vídeos