PÓLO INDUSTRIAL DA CATUMBELA
O Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela (PDIC), criado através de decreto aprovado em conselho de ministros, é uma zona de projetos industriais e empresariais diversos.
O projeto de loteamento do PDIC deu origem às atuais infraestruturas da FASE I e FASE II, nas quais se incluem arruamentos, terraplanagem dos lotes, redes de abastecimento de água, rede de abastecimento de energia elétrica, construção de valas de drenagem de águas pluviais, sendo a FASE I, a que melhor se encontra infraestruturada.
O PDIC tem como principal objetivo dinamizar a indústria nacional, e dessa forma reduzir os níveis de importação de materiais muito consumidos na construção civil e nos lares.
FICHA TÉCNICA:
Nome da Obra: Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela
Localização da Obra: Estrada Nacional 100 (junto a ponte 4 de Abril), província de Benguela
Descrição do que é e do que se pretende atingir: O PDIC resultou de um projeto de desenvolvimento da indústria angolana que pretende servir de instrumento para a expansão, diversificação e modernização industrial.
Presentemente, o PDIC engloba indústrias alimentícias, de bebidas, fertilizantes, obras públicas, construção, cerâmica, produção de blocos e prestação de serviços. Atualmente está dividido em duas fases; a primeira compreendida entre os municípios do Lobito e Catumbela, com aproximadamente 273 ha de infraestrutura, enquanto a segunda fase, localizada em Luongo, próximo à montanha, possui 773 ha. Para esta segunda fase pretende-se ceder o seu espaço para a construção de 80 novas empresas.
Financiamento e empréstimos: Recentemente o Governo angolano contraiu um empréstimo junto do Fundo Saudita para o Desenvolvimento, no valor de 100 milhões de dólares para a cobertura financeira da primeira fase do projeto de construção.
O PDIC conta com uma linha de financiamento do Banco Mundial inserida no Programa de Diversificação da economia.
Fotografias e Vídeo