Projetos Bita e Quilonga

As obras das estações de água do Bita e do Quilonga, são os dois grandes projetos de abastecimento de água que estão a ser construídos em Luanda e que irão beneficiar mais de sete milhões habitantes. Capacidade total de fornecimento: 750 mil metros cúbicos.

FICHA TÉCNICA:

Nome da Obra: Projetos Bita e Quilonga

Localização da Obra: Luanda

Descrição do que é e do que se pretende atingir: Estes dois projetos irão permitir à EPAL aumentar a sua capacidade de resposta ao problema crónico de abastecimento de água potável. Terão um fornecimento total de 750 mil metros cúbicos de água a partir do rio Kwanza, divididos em 250 mil metros cúbicos de água para o Bita e 500 mil metros cúbicos para o Quilonga.

Segundo o ministro de Energia e Águas, João Baptista Borges, deste modo os projetos vão permitir atender mais de sete milhões de habitantes.

Além das estações de tratamento de água que será construída, vão ser expandidas as redes domiciliares. Serão feitas mais de 500 ligações domiciliares para novos bairros, como o Zango, e outros que ainda não têm as torneiras dentro de casa.

Custo da obra: 1,7 mil milhões de dólares e 1,3 mil milhões de dólares respetivamente.

Empreiteiro: Consórcio de empresas que inclui a Suez e as portuguesas Mota Engil e Soares da Costa. Empresa estatal chinesa Sinohydro.

4+1

Fotografias e Vídeos