Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto
O novo aeroporto internacional de Luanda vai ser o 3º maior de África em capacidade de transporte passageiros. Estará pronto para receber aeronaves de todas as partes do mudo e vai ser um potenciador de oportunidades de investimento nos setores aeronáutico, industrial, turismo e comércio.
O novo aeroporto estará preparado para movimentar 15 milhões de passageiros por ano. Estes contarão também com uma estação de caminho de ferro que os ligará do aeroporto ao centro de Luanda, para além de outras acessibilidades rodoviárias.
O novo aeroporto também será um importante centro logístico para o transporte, distribuição e redistribuição de 130 mil toneladas de mercadorias por ano.
Um equipamento social à dimensão do território nacional, com um orçamento estimado em 2,8 mil milhões de dólares representa um “marco para o país”.
Esta infraestrutura além de homenagear a ilustre figura do saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto que foi um homem que detinha uma idiossincrasia única, vai em grande escala promover benefícios socioeconómicos incontáveis.
FICHA TÉCNICA:
Nome da Obra: Aeroporto Internacional Dr. Agostinho Neto
Localização da Obra: Distrito urbano do Bom Jesus, município do Icolo Bengo.
Descrição do que é e do que se pretende atingir: Situado a 42 km do centro da capital Luanda, o novo aeroporto ocupa uma área total de 1.324 hectares e está projetado para acolher a aeronave crítica de categoria F (Airbus – A380). Terá uma capacidade para 15 milhões de passageiros por ano, dos quais 10 milhões de passageiros internacionais e os restantes domésticos.
Com duas pistas paralelas, placa de estacionamento de aeronaves, placa de manutenção, placa de carga, placa de isolamento, tem projetado o manuseio de um volume de carga anual de 130 mil toneladas.
Principais objetivos:
– Desenvolvimento económico do país e ganhar maior visibilidade, com o intuito de aumentar o volume de negócios e o turismo.
– Criação de uma academia nacional da aviação civil.
Custo da obra: 2,8 mil milhões de dólares
Empreiteiro: empresa estatal chinesa Aviation Industry Corp of China (AVIC).
Fotografias e Vídeo