Novo Aeroporto Internacional de Cabinda
A construção do aeroporto tem como finalidade descongestionar o fluxo de passageiros que a província tem registado a nível dos transportes de passageiros e carga aérea, tendo em conta a descontinuidade geográfica de Cabinda.
FICHA TÉCNICA:
Nome da Obra: Novo Aeroporto Internacional de Cabinda
Localização da Obra: Sassa-Zau, Malembo (35 kms de Cabinda)
Descrição do que é e do que se pretende atingir: O novo aeroporto pretende transformar Cabinda num ‘hub’ regional, e dessa forma abrir portas para novas oportunidades e a fortalecer a economia.
Algumas etapas da construção, já foram concluídas, como a remoção bem-sucedida de engenhos explosivos, montagem dos estaleiros e investigação geotécnica. Os trabalhos de decapagem da pista de pouso e decolagem estão em pleno andamento, demonstrando o avanço significativo das obras.
O novo aeroporto vai ter uma pista de 3500 metros de comprimento e 45 metros de largura, assim como um moderno terminal de passageiros, uma torre de controlo, um quartel dos bombeiros e um posto de polícia. Foi projectado para atender 700 passageiros domésticos e 500 passageiros internacionais durante os horários de pico. Deverá ficar concluído até 2027.
Custo da obra: orçado em 245 milhões de euros.
Empreiteiro: Odebrecht.
Fotografias e Vídeos