Hospital Pedro Maria Tonha ‘Pedalé’

O Complexo Hospitalar Pedro Maria Tonha “Pedalé” poderá ser concluído até o final do primeiro semestre ou início do próximo, segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta. Após uma visita às obras pelo Presidente da República, João Lourenço, a ministra informou que os trabalhos estão a avançar bem, com o Presidente a recomendar maior agilidade na conclusão.

FICHA TÉCNICA:

Nome da Obra: Hospital Pedro Maria Tonha Pedalé

Localização da Obra: Morro Bento, Luanda

Descrição do que é e do que se pretende atingir: O hospital será uma unidade de referência em saúde no país, oferecendo serviços especializados de alta complexidade, como hemodiálise, um centro de histocompatibilidade e uma área de oncologia. Está prevista também a realização de transplantes.

Um dos destaques é o centro de treinamento avançado, que incluirá uma sala de cirurgia simulada, uma unidade de cuidados intensivos e robôs para a formação e assistência médica, reforçando o uso de tecnologia robótica já implementada em outras unidades de saúde.

Ocupa uma área de 42.157 m² e terá 144 camas, sendo 33 para hemodiálise. O edifício principal de três pisos abrigará serviços como urgências, consultas externas, bloco operatório, imagiologia, radioterapia e medicina nuclear. No subsolo, estarão localizadas áreas técnicas, como lavandaria, morgue, cozinha, farmácia hospitalar e depósito de resíduos.

O complexo contará com um parque de estacionamento com 180 vagas e um heliporto. Além disso, terá um edifício de seis pisos com 20 apartamentos T2 e um centro de treinamento de quatro pisos para formação especializada.

Custo da obra: 197,1 milhões de dólares

Empreiteiro: TPF Angola

4+0

Fotografias e Vídeos