Fábrica de fertilizantes do Soyo

Na província do Zaire, município do Soyo, está a ser construída uma fábrica de fertilizantes, que tem como finalidade satisfazer as necessidades internas do país. Presentemente, Angola importa anualmente mais de 300 mil toneladas de fertilizantes Ureia, para satisfazer as necessidades internas. Com o arranque desta fábrica, o país deverá gerar um excedente que servirá para a exportação.

FICHA TÉCNICA:

Nome da Obra: Fábrica de fertilizantes do Soyo

Localização: Município do Soyo, Província do Zaire

Descrição do que é e do que se pretende atingir: Com esta fábrica, Angola deixaria de ter de importar grande parte dos fertilizantes que precisa, a avaliar pelas projeções oficiais.

A conclusão da fábrica está prevista para 2027 e terá uma capacidade de produção anual de 1,3 milhões de toneladas de fertilizantes nitrogenados, mais conhecido por Ureia, cuja função passa por manter o crescimento e o desenvolvimento saudável de raízes, caules e folhas.

A fábrica está a ser implementada na zona de Kintambi, periferia da cidade, numa área bruta de 152 hectares, 45 dos quais para a implantação da unidade fabril.

No local decorrem trabalhos de desmatação e compactação dos solos que se seguirão à implantação da fábrica que, numa primeira fase, gerará 4.700 empregos directos e indirectos, sendo que outros 1.200 postos de trabalho serão criados na sua operacionalização.

Custo da obra: Projeto avaliado em 2,3 mil milhões de dólares

Empreiteiro: Consórcio AMUFERT

4+1

Fotografias e Vídeos