Refinaria do Lobito

O Governo angolano, através da petrolífera estatal Sonangol pretende elevar os patamares de qualidade do refinamento do petróleo. Por esse motivo, lançou este projeto de construção de uma refinaria de petróleo e infraestruturas na cidade do Lobito, na província de Benguela, capaz de refinar até 200.000 bopd (barris de petróleo bruto por dia) para contribuir no esforço do Estado Angolano para a eliminação gradual da actual dependência da importação de produtos refinados, principalmente gasolina e gasóleo.

FICHA TÉCNICA:

Nome da Obra: Refinaria do Lobito

Localização da Obra: Terreno reservado, localizado aproximadamente a 35 km Noroeste da cidade de Benguela e a 8 km da cidade do Lobito.

Descrição do que é e do que se pretende atingir: Impulsionar a criação de um novo polo industrial na região, com o desenvolvimento de uma indústria petroquímica e de transformação.

Contribuir para o aumento da capacidade de refinação do país com a construção de uma refinaria com capacidade de processar entre 100.000 a 200.000 bopd, por meio do contributo de investimento privado.

Custo da obra: 6 mil milhões de dólares

Empreiteiro: China National Chemical Engineering (CNCEC) – compromisso de finalizar a empreitada até antes de 2026.

3+1

Fotografias e Vídeos