Barragem de Caculo Cabaça
Iniciada em 2017, a construção da maior barragem do país (103 m de altura) e a 3ª do continente africano está a decorrer actualmente num ritmo acelerado, tendo já sido concluída perto de 13 % da execução física da obra. Localiza-se no município de Cambambe na província do Cuanza Norte e tem como finalidade o fornecimento de energia elétrica à população angolana, bem como beneficiar países vizinhos, tais como a Namíbia e a África do Sul.
FICHA TÉCNICA:
Nome da Obra: Barragem de Caculo Cabaça
Localização da Obra: Município de Cambambe no Cuanza Norte
Descrição do que é e do que se pretende atingir: A barragem de Caculo Cabaça será o maior empreendimento hidroelétrico de Angola. O principal objetivo é a produção de energia, cobrindo as necessidades de eletrificação até 2025 de pelo menos 50 % da população. Uma vez concluída, o aproveitamento hidroelétrico vai beneficiar também países vizinhos. A barragem terá 5 turbinas, 4 das quais na central principal com capacidade de 530 Megawatts cada. A outra ficará na central ecológica e terá capacidade para 52 Megawatts. A conclusão das obras da barragem vai permitir a redução, de forma significativa, do défice do consumo de energia elétrica no país em 66 %.
Custo da obra: 4,5 mil milhões de dólares (para além da barragem, inclui as linhas de transporte, num total de mais de 1.300 km).
Empreiteiro: China Gezhouba Group Company Limited
Fotografias e Vídeo