Plataforma Logística de Caála

O dia 9 de Dezembro de 2023, marcou o arranque desta ambiciosa obra que pretende ser o grande eixo logístico e de transporte que vai ligar o Porto do Lobito à República Democrática do Congo e posteriormente à Zâmbia.

Esta plataforma, com previsão de entrar em funcionamento em 2025, é a primeira de seis Plataformas Logísticas a serem erguidas, numa primeira fase, em pontos estratégicos do país, com vista ao armazenamento, conservação e escoamento de produtos agrícolas, minerais, florestais, da indústria alimentar, pescas, energia, turismo e indústria de hidrocarbonetos.

FICHA TÉCNICA:

Nome da Obra: Plataforma Logística de Caála

Localização da Obra: Localizado entre as Estradas Nacionais 120 e 260 e pelo Corredor do Lobito – município de Caála, província do Huambo

Descrição do que é e do que se pretende atingir: A Plataforma da Caála tem uma posição estratégica muito importante, dado localizar-se no centro do país. A sua finalidade é ser uma peça importante na visão do Executivo de substituir as matérias-primas importadas pela produção local e a ligação aos mercados globais, através do Porto do Lobito e aos países vizinhos, através do Corredor do Lobito, de forma a tornar o projeto num eixo fundamental.

Os objetivos deste projeto passam pela substituição das importações de bens básicos de consumo pela produção local, potenciar os pequenos negócios e a atividade dos produtores agrícolas, criação de mais de dois mil postos de trabalho, bem-estar, assim como garantir o desenvolvimento e distribuição equitativa de renda em todo o território nacional.

Custo da obra: + de 445 milhões de dólares

Empreiteiro: Parceria entre o Governo de Angola, representado pela Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA) e o Governo do Reino dos Países Baixos, através da sua Embaixada em Angola e do Consórcio Flying Swans.

4+1

Fotografias e Vídeos